Cildo Campos Meireles
(Rio de Janeiro RJ 1948). Artista multimídia. Inicia seus estudos em arte em 1963, na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, orientado pelo ceramista e pintor peruano Barrenechea (1921). Começa a realizar desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas. Em 1967, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde estuda por dois meses na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Nesse período, cria a série Espaços Virtuais: Cantos, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos Volumes Virtuais e Ocupações (ambos de 1968-69). É um dos fundadores da Unidade Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, em 1969, na qual leciona até 1970. O caráter político de suas obras revela-se em trabalhos como Tiradentes – Totem-Monumento ao Preso Político (1970), Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-Cola (1970) e Quem Matou Herzog? (1970). No ano seguinte, viaja para Nova York, onde trabalha no projeto Eureka/Blindhotland, no LP Sal sem Carne (gravado em 1975) e na série Inserções em Circuitos Antropológicos. Após seu retorno ao Brasil, em 1973, passa a criar cenários e figurinos para teatro e cinema e, em 1975, torna-se um dos diretores da revista de arte Malasartes. Desenvolve séries de trabalhos inspirados em papel moeda, como Zero Cruzeiro e Zero Centavo (ambos de 1974-1978) ou Zero Dollar (1978-1994). Em algumas obras, explora questões acerca de unidades de medida do espaço ou do tempo, como em Pão de Metros (1983) ou Fontes (1992).
E X P O S I Ç Õ E S I N D I V I D U A I S S E L E C I O N A D A S
2003
– Estrasburgo (França) – Individual, no Musée d’Art Moderne et Contemporain
– Miami (Estados Unidos) – Cildo Meireles, no Miami Art Museum of Dade County
2002
– Brasília DF – Geografia do Brasil, no Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio – ECCO
2000
– Rio de Janeiro RJ – Individual, no MAM/RJ
– São Paulo SP – Individual, no MAM/SP
1999
– Helsinque (Finlândia) – Individual, no Kiasma Museum of Contemporary Art
– Nova York (Estados Unidos) – Cildo Meireles, no New Museum of Contemporary Art
1998
– São Paulo SP – Camelô, na Galeria Luisa Strina
1997
– Boston (Estados Unidos) – Individual, no Institute of Contemporary Art
– Nova York (Estados Unidos) – Eureka/Blindhotland and Fio, na Galerie Lelong
– Rio de Janeiro RJ – Individual, no Paço Imperial
– Thiers (França) – Le Creux de l’Enfer
1996
– Filadélfia (Estados Unidos) – Individual, no The Fabric Workshop Museum
– Porto (Portugal) – Cildo Meireles: retrospectiva, no Museu de Arte do Porto
1995
– Valência (Espanha) – Retrospectiva, no IVAM Centre del Carme
1994
– San Francisco (Estados Unidos) – Entrevendo and Volátil, no Capp Street Project
1990
– Londres (Inglaterra) – Missão/Missões: como construir catedrais e cinza, no Institute of Contemporary Art (ICA), na Lower Gallery
– Nova York (Estados Unidos) – Projects 21: Cildo Meireles, no MoMA
E X P O S I Ç Õ E S C O L E T I V A S S E L E C I O N A D A S
2006
– Rio de Janeiro RJ – UniversidArte XIV, Galeria Especial, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ
2004
– Madri (Espanha) – Arco/2004, no Parque Ferial Juan Carlos I
2003
– Rio de Janeiro RJ – Grande Orlândia: artistas abaixo da linha do equador, na Rua Bela, 148 até Rua General Bruce, 230
– Veneza (Itália) – 50ª Bienal de Veneza, no Arsenale e Giardini della Biennale
2002
– Kassel (Alemanha) – 11 Documenta, no Museum Fridericianum
– Madri (Espanha) – Arco/2002, no Parque Ferial Juan Carlos I
2000
– São Paulo SP – Lançamento do vídeo Cildo Meireles: gramática do objeto, de Luis Felipe Sá, no Itaú Cultural
1998
– Barcelona (Espanha) – Out of Actions Between Performance and the Object: 1949-1979, no Museu d’Art Contemporani
– Maracaibo (Venezuela) – 3ª Bienal Barro de América, no Centro de Arte de Maracaibo Lia Bermúdez
– São Paulo SP – 24ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
1997
– Johannesburgo (África do Sul) – 2ª Bienal de Johannesburgo – Trade Routes: history and geography
– Porto Alegre RS – 1ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
1996
– Paris (França) – Face à l’Histoire, no Centre Georges Pompidou
1995
– Nova York (Estados Unidos) – Art from Brazil in New York : Cildo Meireles and Waltercio Caldas, na Lelong Gallery
1994
– São Paulo SP – Bienal Brasil Século XX, na Fundação Bienal
1992
– Kassel (Alemanha) – Documenta 9, no Museum Fridericianum
– Sydney (Austrália) – 9ª Bienal de Sydney
1990
– Nova York (Estados Unidos) – The Rhetorical Image, no MoMA
1989
– Londres (Inglaterra) – Cildo Meireles, Tunga, na Whitechapel Gallery
– São Paulo SP – 20ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
1981
– São Paulo SP – 16ª Bienal Internacional de São Paulo, na Fundação Bienal
1977
– Paris (França) – 10ª Bienal de Paris
1976
– Veneza (Itália) – 38ª Bienal de Veneza